“Sexta no Centro”: Cultura prepara mais uma edição em Jundiaí
Fonte e fotos: Prefeitura de Jundiaí
Quem estiver circulando pela área central da cidade na próxima sexta-feira (10), das 16h às 22h, poderá conferir as atrações programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Cultura, para o palco da praça Marechal Floriano Peixoto – Coreto, atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, da ação “Sexta no Centro”, uma parceria da Cultura com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
O público terá a oportunidade de assistir a três apresentações musicais dentro da programação da “Sexta no Centro”: Brasilidades in Trio, às 16h, Projeto Som das Ruas, às 18h e Samba Show – Leões da Hortolândia, às 20h e, ainda desfrutar do espaço gastronômico, sob a responsabilidade dos permissionários dos varejões noturnos, assim como, conhecer o artesanato diversificado produzido pelos integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.
A “Sexta no Centro” é uma realização mensal e tem como objetivo ocupar o Centro Histórico, com Cultura, com a população em geral e com os artistas, todos contratados por meio de editais lançados pela UGC. É uma ação pela qual temos um carinho especial, pois é realizada na Praça do Coreto, dialogando com a rua Barão de Jundiaí, importante corredor histórico da cidade, e que vai desde a Pinacoteca e o Polytheama, passando pelo Solar do Barão e chegando até o Centro das Artes”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.
As atrações
Brasilidades in Trio
Formado pelos músicos Thiago Luiz ( voz e violão), Renato Lanza (bateria) e Alex ( contrabaixo), o Brasilidades in Trio tem como proposta de trabalho apresentar o melhor da música popular brasileira em seus show. Assim, no repertório sucessos de Tim Maia, seo Jorge, João Bosco, Jorge Vercillo, Gilbero Gil, Fundo de Quintal entre outros estarão sendo apresentados ao público que com certeza vai cantar junto.
Projeto Som das Ruas
O projeto consiste em disponibilizar às pessoas em situação de rua o acesso à cultura, através de atividades gratuitas e planejadas que envolvam a interação dos mesmos com a música, expressão artística e cultura popular. As oficinas ofertadas são realizadas em espaços públicos que apresentem concentração de pessoas em situação de rua, garantindo, dessa forma, que a cultura chegue em todos os lugares. Esta iniciativa busca ressaltar o protagonismo artístico e cultural, desvendando os talentos ocultos nas pessoas que vivem à margem da sociedade. Semanalmente ensaiam com os integrantes fixos (violino, violão, cavaco e percussão), ofertando diversos instrumentos de fácil aprendizado aos demais para que façam parte da composição das músicas, tendo várias músicas nacionais e populares em repertório para apresentações, que podem ser feitas para todo tipo de público.
Samba Show – Leões da Hortolândia
Desde 2020 o Carnaval é considerado patrimônio imaterial no Estado de São Paulo, reconhecido pelo Condephaat como importante ferramenta da preservação da cultura popular. A Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia, atual campeã do Carnaval de Jundiaí, traz em seu estatuto a finalidade de preservar e difundir atividades culturais, sendo o Carnaval sua maior expressão na atualidade.
A proposta do grupo consiste em uma apresentação no formato samba show, sendo composta por intérpretes de samba-enredo, passistas e membros da bateria. Serão apresentados sambas-enredo autorais já anteriormente apresentados pela Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia nos carnavais de Jundiaí.