Nota Técnica da Cultura apresenta perguntas e respostas sobre a Lei Paulo Gustavo

Fonte e ilustração: Agência CNM de notícias

Nota Técnica 10/2023 da área de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta perguntas e respostas sobre a Lei Complementar 195/2023 – Paulo Gustavo e o Decreto 11.525/2023. Disponível gratuitamente, em formato digital, o documento explica didaticamente todos os aspectos da legislação vigente, e as competências dos Entes municipais.

O documento lista os 30 questionamentos mais comuns dos gestores locais. Entre esses estão a possibilidade do uso dos recursos legais para a concessão de premiação; o remanejamento dos recursos para outras linhas de apoio; a manutenção dos recursos repassados aos Municípios na mesma conta-corrente aberta pelo Ministério da Cultura; e a adequação orçamentária do recurso repassado ao Município.

Mais de 50% dos Municípios já receberam os recursos da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, R$ 3,8 bilhões devem ser repassados aos Entes federados para aplicação no setor cultural. Assim, a nota técnica propõe orientar desde a previsão da verba federal até a sua execução, passando sobre a aplicação dos recursos nas linhas de apoio ao setor audiovisual e às demais áreas de cultura.

Destaca-se ainda os esclarecimentos sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e a criação do Conselho, Plano e Fundo de Cultura (CPF Cultural), obrigatoriedades para a devida aplicação dos recursos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"