MEC e MinC iniciam seminário sobre cultura na EPT
Fonte e foto: Ministério da Educação
m ação conjunta, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) iniciaram, nesta quarta-feira, 25 de outubro, o seminário “Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica – Mundo do Trabalho em Cultura”. O evento reúne representantes da Rede Federal De Educação Profissional e Tecnológica. O seminário acontece até sexta-feira, 27 de outubro, no auditório do edifício anexo do MEC, em Brasília (DF), com transmissão pela Eduplay.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com o MinC, por meio das secretarias de Audiovisual; de Economia Criativa e Fomento Cultural; de Formação, Livro e Leitura; e dos Comitês de Cultura. O objetivo é iniciar o diálogo com as instituições federais de EPT para um programa nacional de formação e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.
Para o secretário de EPT do MEC, Getúlio Marques Ferreira, o evento é uma oportunidade para dialogar acerca do ensino profissional e tecnológico no Brasil, desde a oferta de cursos nas áreas da cultura até as políticas públicas para formação técnica em cultura. “São três dias em que poderemos ver a importância da economia criativa, do audiovisual, da cultura e da poesia na educação profissional. Além disso, discutir tudo aquilo que leva as pessoas a trabalharem com mais facilidade e envolvimento, formando cidadãos completos, com conhecimento em ciência, tecnologia, inovação e humanidade”, explicou.
Na cerimônia de abertura do seminário, Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Minc, destacou que a parceria entre os dois ministérios no seminário é muito importante para a reconstrução da cultura brasileira. “Essa aproximação com as redes de educação profissional não é só oportuna, mas também imprescindível, por conta da retomada que o Ministério da Cultura está fazendo em todo o País. Nós temos uma expectativa muito grande de oferecimento de recursos para estados e municípios, em toda profissão cultural. Isso vai exigir do MinC promover a possibilidade dessas pessoas usarem esses recursos de forma adequada”, ressaltou.
Maria Leopoldina Veras, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), também reforçou a importância da parceria entre MEC e Minc, especialmente no que diz respeito à formação de profissionais na área da cultura para atuar na educação. “Precisamos fortalecer essas discussões para que possamos ter, de fato, profissionais aptos para atuar com propriedade de conhecimento na educação”, afirmou.
Maria Soraya Franco Adriano, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), lembrou o desenvolvimento local que os arranjos produtivos, em arte e cultura, das escolas técnicas vinculadas levam às suas localidades. “Elas têm um grande impacto regional, sobretudo gerando emprego e renda”.
Participação – A mesa de abertura do evento também contou com a participação da diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, que representou o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba.
Programação – A programação desta quarta-feira (25) contou com três painéis: “A Cultura na Rede Federal de EPT”, “Formação Profissional e Tecnológica para o Audiovisual” e “Gestão de Redes de Cinemas Públicos”.
Na quinta-feira (26), segundo dia do evento, os participantes debaterão acerca dos planos de cultura das redes, com os painéis: “Implementação de Salas de Cinema e Adaptação de Auditórios” e “Programação e Formação de Público nas Salas de Cinema na Rede Federal de EPT”.
No dia 27, sexta-feira, os painéis abordarão os temas: “Desafios do Mundo do Trabalho em Cultura”, “Verticalização da Oferta de Cursos do Eixo de Produção Cultural e Design”, “Extensão e Cultura nos IFs” e “Formação em Cultura e o Mundo do Trabalho”.