Escritórios Estaduais do MinC fazem balanço do ano e apontam ações para 2024
Fonte e foto: MINC
Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), foi sede nesta quinta-feira (7) de um encontro entre os coordenadores dos Escritórios Estaduais da Cultura. Com o objetivo de avaliar as ações de 2023 a reunião também focou no planejamento da Estratégia 2024. A iniciativa foi conduzida pela secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins e o diretor de Articulação e Governança da SCC, Pedro Vasconcellos.
“Este ano os Escritórios do MinC contribuíram para a mobilização da sociedade civil nas Conferências Municipais de Cultura, na adesão e escutas da LPG, na adesão da PNAB e na divulgação e apoio a todos os editais do Minc”, avaliou Pedro.
Os escritórios foram responsáveis pelo Ministério da Cultura chegar a todas as regiões e territórios do país em ação inédita. Já são mais de 100 pessoas trabalhando nos 26 estados. A iniciativa é pioneira, já que esta é a primeira vez na história que MinC terá escritórios e conta com coordenadores em todos os estados do país.
Para 2024, a previsão é ampliar as equipes locais, inaugurar as sedes e articular os Escritórios com os Programas dos Comitês de Cultura, garantindo uma capilaridade e um atendimento à sociedade civil brasileira no campo cultural.
Aos Escritórios Estaduais do Ministério da Cultura compete:
Selecionar, a partir das diretrizes e orientações da Secretaria dos Comitês de Cultura e sob sua supervisão, representantes da sociedade civil para compor o comitê cultural do respectivo Estado;
Agendar e secretariar as reuniões do comitê cultural, confeccionar atas e memórias de reuniões e providenciar a participação de seus membros;
Atuar como representante estadual do Ministério no respectivo Estado e participar da implementação e do acompanhamento das políticas culturais;
Atender às demandas dos proponentes de projetos apresentados ao Ministério e a suas entidades vinculadas no seu respectivo Estado, de modo a atuar como protocolo e como instância de esclarecimento de dúvidas para os proponentes; e subsidiar a formulação e a avaliação de políticas, programas, projetos, ações e atividades do Ministério.