Cinema goiano de média metragem é atração da semana na programação cultural da Assembleia Legislativa
Fonte e foto: ASCOM/Assembleia legislativa de Goiás
Duas produções da Weston Filmes foram exibidas na noite dessa terça-feira, 19, no auditório do Palácio Maguito Vilela. O média-metragem “X-9”, do diretor Absair Weston, teve sua pré-estreia na exibição.
Casa cheia para conferir o lançamento do filme, rodado na cidade de Anápolis, com equipe 100% voluntária. Na plateia, servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), estudantes de cinema, além das equipes técnicas e do elenco, que vieram prestigiar a “avant première”.
Antes da produção principal, houve a exibição do curta “Tempo de Tomás”, dirigido por Jackeline Weston, que também é roteirista de “X-9”. O roteiro de “Tempo de Tomás” já foi premiado em diversos festivais de cinema e o filme foi licenciado pelo Sesc Cultural para exibição na plataforma digital da instituição.
Em seguida, foi exibido “X-9”, um thriller policial, dirigido pelo roteirista, diretor e produtor de cinema Absair Weston de Oliveira Moraes, goiano de Anápolis. O filme é conduzido pela atuação de uma dupla de policiais corruptos, que, flagrados em uma ação criminosa, vão fazer de tudo para eliminar o misterioso X9.
O diretor
Absair Weston já contabiliza mais de 25 filmes produzidos, entre curtas e médias-metragens. No ano de 2012, roteirizou e dirigiu o filme de ficção-científica “Íris”, ganhador em 2013 do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Anápolis. Weston coleciona vários outros prêmios em festivais especializados.
Além de Jackelyne, que assina o roteiro, a produção também tem a participação de outra filha de Absair, Priscila Weston, que é responsável pela música do filme.
Essa é a segunda vez que Absair Weston exibe seus filmes no espaço cultural da Assembleia Legislativa. No mês passado, as produções “João de Barro – Arrastado Pelo Destino” e “Paris sem Luz – Os Olhos do Pavão” foram apresentadas no projeto cultural da Casa.
Para o diretor, o espaço oferecido pela Alego tem sido uma grande oportunidade de divulgar o cinema feito em Goiás. “Nós estamos precisando de muitos espaços como esse, muitas portas abrirem para gente. Nós estávamos até pensando em como incentivar a ter mais lugares para exibir. E essa oportunidade aqui para nós está sendo maravilhosa. Eu quero agradecer muito à Alego, porque nós precisamos de mais espaços como esse para que a gente possa apresentar nosso trabalho”, enfatizou.
Após agradecer ao diretor e à produção, a gestora de atividade culturais da Alego, Ana Rita, disse da satisfação em receber as mais diversas manifestações artísticas na Casa. E colocou o espaço à disposição do diretor: “Esperamos contar com você em outros momentos, com outras exibições”.