Editais-Festivais-Mostras e similares

Artesanato do Maranhão marca presença 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura, no Ceará

Fonte e foto: ASCOM/Governo do Maranhão

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Programa do Artesanato do Maranhão (PAB/MA), vai participar com cerca de 3.500 peças artesanais da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza (CE). O evento tem como objetivo impulsionar a cultura e o artesanato como atividades produtivas para a economia do Brasil.

Apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a 5ª Edição da Fenacce será realizada de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O estande coletivo do Maranhão já está sendo preparado para expor e comercializar os produtos selecionados pela coordenação do PAB/MA e contará com a presença de três associações e três artesãos individuais.

Além do artesanato, quem chegar ao estande do Maranhão será recepcionado por artesãos do Ceprama, entre eles o mestre Douglas Lopes, como é conhecido, famoso pelos trabalhos que representam a cultura popular maranhense e indumentárias de festas juninas, bordadas com miçangas e canutilhos. Além dos bordados, Douglas levou para a feira miniaturas de embarcações de buriti.

Representando saberes tradicionais, o estande trará a identidade do Maranhão nos bordados de couro de boi, miniaturas, souvenir e as embarcações típicas maranhenses. Os barcos, as bianas e as canoas são muito desejados pelos visitantes que desejam levar algo característico do estado.

Os acessórios vão compor o cenário de atrativos com biojoias de sementes diversas, criações a partir de outras matérias-primas, cascas de coco, tiras de babaçu e linhas, exemplificando a criatividade do artesão maranhense.

Itens utilitários como cestaria, sousplat (acessório que serve como uma base para colocar os pratos na mesa), jogos americanos, luminárias, móveis de madeira de construção, tábuas de corte- e aqueles confeccionados por outras técnicas também fazem parte da seleção.

O público vai encontrar ainda o melhor do artesanato maranhense com peças únicas dos artesãos, que revelam a tradição da arte bordada em itens como caminho de mesa, toalhas, colchas de cama do sertão maranhense, especialmente do município de São João dos Patos.

Todas as peças produzidas foram escolhidas de acordo com os seguintes critérios de avaliação: referência à cultura popular, criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto, tradição, maior domínio do processo produtivo, porcentagem do trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética e consciência ambiental.

Ao longo de seis dias de rodadas de negócios, tendo o artesanato como ponto central, a feira também vai apresentar ao público uma programação diversificada com oficinas, palestras, atrações culturais, shows e gastronomia.

Fenacce 2023

Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, a feira terá participação de 27 estados brasileiros, cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e receberá, pela segunda vez, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e Apex Brasil, com compradores internacionais de 10 países.

A entrada é gratuita, mas a organização do evento incentiva a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

Serviço

O que: Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce).

Quando: 26 de setembro a 1º de outubro.

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"