Cursos de férias: São Paulo Escola De Dança abre inscrições para extensão cultural
Fonte e foto: assessoria de imprensa
A São Paulo Escola de Dança – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Associação Pró-Dança e direção artística de Inês Bogéa – está com diversos processos seletivos abertos para os Cursos de Extensão Cultural nas férias de julho. As inscrições estão abertas até 22 deste mês no site. Alguns cursos são online e outros presenciais na sede da São Paulo Escola de Dança.
O candidato à vaga deverá preencher formulário cujo link estará disponível no edital e submeter toda a documentação necessária solicitada, incluindo um currículo e uma carta de intenções. Os cursos têm a curadoria de Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança e do superintendente educacional da SPED, José Simões.
Conforme os editais, 50% das vagas são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas.
Cursos presenciais
Na modalidade presencial, estão abertas as inscrições para os cursos A Arte da Dança nos Eventos e Professor de Dança: Competências e Habilidades Artísticas, com 64h de carga horária cada um. Já o curso Estudos Somáticos: Anatomias Dançantes em Passado-presente tem carga horária de 32h totais. Os cursos presenciais serão realizados na sede da São Paulo Escola de Dança, localizada no Complexo Júlio Prestes (Rua Mauá, 51 – 3º andar – Luz, São Paulo).
A Arte da Dança nos Eventos
O curso dá um panorama completo da dança em eventos, e apresenta algumas possibilidades da dança comercial (Teatro Musical, o Jazz e o Heels Dance), canto para Teatro Musical, interpretação e musicalidade. Outros tópicos serão técnicas de maquiagem e propostas de figurinos para estes contextos cênicos.
Os estudantes serão preparados para atuar em diferentes palcos, tendo em vista que a arte de dançar em eventos é dinâmica e exige um conjunto diversificado de habilidades, desde a execução técnica até a performance expressiva. Os professores destes cursos serão Katia Barros, Mia Castro, Renan Banov, Rogério Barbatti, Rosely Fiorelly e Vivien Fortes. A idade mínima de participação neste curso é de 16 anos, com exigência prévia de vivência em dança de dois anos.
Professor de Dança: Competências e Habilidades Artísticas
O curso traz conteúdos essenciais no âmbito da qualificação profissional para o ensino da dança cênica, tais como: história da dança, anatomia aplicada a dança, treinamento e condicionamento, improvisação e criatividade, interpretação e musicalidade, composição coreográfica, iluminação e figurino, e pedagogia da dança. O objetivo é contribuir com a qualificação profissional de futuros professores de dança visando a competência e sensibilidade artística.
O corpo docente desse curso conta com Andreja Picon, Harry Gavlar, Henrique Rochelle, Igor Gasparini, Mel Baba, Renata Matsuo, Rogerio Barbatti e Sueli Matsuzaki. A idade mínima de participação neste curso é de 16 anos, com exigência prévia de vivência em dança de 5 anos.
Cursos online
Os cursos online oferecidos: Escrita de Projetos de Dança nas Leis de Incentivo e Editais, com os professores Fernanda Nicolini e Pedro Silva; Dança Educação: Práticas Didáticas para crianças de 6 a 10 anos na educação formal, com Carolina Romano e Mariana Floriano; e Dança Educação: Dança Contemporânea para Adolescentes e Jovens em Escolas Livres de Dança e Projetos Sociais, com as docentes Cibele Ribeiro e Milena Sanchez.
A carga horária é de 32h, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h, e nos sábados e domingos, das 8h30 às 14h30. As aulas começam no dia 29 de junho e seguem até 5 de julho. A idade mínima para se inscrever é de 16 anos com tempo mínimo de vivência em dança, conforme cada edital.
Escrita de Projetos de Dança nas Leis de Incentivo e Editais
O curso tem como objetivo orientar sobre a redação de projetos de dança voltados às principais leis de incentivo fiscal e editais de fomento. O conteúdo aborda as etapas de elaboração de um projeto cultural para dança e o funcionamento das principais leis de incentivo. Além disso, também traz os pontos comuns em editais e a escrita técnica, proposta e conexão com argumento e planilha orçamentária.
O público-alvo são artistas e produtores ligados à área da dança a desenvolverem suas propostas artísticas por meio de projetos culturais. Os docentes são Fernanda Nicolini e Pedro Silva.
Dança Educação: Práticas Didáticas para crianças de 6 a 10 anos na educação formal
O curso aborda práticas de ensino da dança na escola, para crianças de 6 a 10 anos (ensino fundamental, nos anos iniciais). O conteúdo também apresenta um recorte das danças do Brasil e dos diversos processos criativos em dança no universo escolar.
O público-alvo é preferencialmente formado por professores das redes públicas e privadas de ensino. O objetivo é apresentar os fundamentos que constituem a dança como linguagem na perspectiva corporal, espacial, rítmica e expressiva, com propostas pedagógicas adequadas às faixas etárias indicadas. As professoras deste curso são Carolina Romano e Mariana Floriano.
Dança Educação: Dança Contemporânea para Adolescentes e Jovens em Escolas Livres de Dança e Projetos Sociais
O curso aborda de forma panorâmica as possibilidades de ensino da dança contemporânea para adolescentes e jovens em escolas livres de dança, academias e projetos sociais. O objetivo é apresentar contextos, conteúdos e propostas pedagógicas adequadas às faixas etárias indicadas, para qualificar o ensino da dança no universo da educação não formal. As docentes deste curso são Cibele Ribeiro e Milena Sanchez.
SERVIÇO
Processo Seletivo – Cursos de Extensão Cultural
São Paulo Escola de Dança
Inscrições: de 24/5 até 22/06
Editais disponíveis no site
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora, graduada em filosofia e pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança.