Editais-Festivais-Mostras e similares

Prefeitura de Belém dá início ao pagamento dos projetos selecionados nos editais da Lei Paulo Gustavo

Fonte e foto: Prefeitura de Belém

A Lei Paulo Gustavo viabilizou o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil, além de simbolizar o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de  covid-19. Ao todo, a Prefeitura de Belém lançou 06 editais, sendo 04 editais voltados à linguagem audiovisual, 01 para múltiplas linguagens e 01 edital de premiação para mestres e mestras da cultura. Em breve todos os projetos selecionados estarão ocupando praças, espaços culturais e distritos de Belém, com cinema, música, teatro e outras linguagens artisticas contempladas.

O pagamento aos mais de 200 proponentes foi iniciado na semana passada, mediante a assinatura do Recibo de Premiação Cultural. Seguindo o cronograma, até o dia 28 de fevereiro, todos os pagamentos serão realizados em parcela única.

Os editais de audiovisual buscaram propostas de produção de mostras de filmes, apoio a cineclubes e ações de formação; projetos de desenvolvimento de videoclipes; de filmes em longas e curtas metragens de ficção, documentário e animação; apoio a salas de cinema, com propostas itinerantes e de rua; e premiação para produção de webfilmes de até 3 minutos. Em algumas categorias, no entanto, não houve selecionados.

De acordo com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo de avaliação dos projetos inscritos, não houve proposta selecionada para categoria “Seminários Itinerantes sobre Políticas Públicas no Audiovisual”, do Edital 005, porque não houve proposta concorrente. Já no Edital 008, não houve proposta selecionada na categoria “Cinema de Rua” e na  categoria de “Webfilmes”, do Edital 009, o número de propostas selecionadas foi abaixo o número previsto.

Cinema na Periferia

Entre os projetos selecionados na premiação do Edital 008, incentivo que visa ao apoio às salas de cinema, está o projeto Cine+Periferia – Obras Paraenses, criado para levar gratuitamente às comunidades de bairros periféricos de Belém, exibições de obras audiovisuais de autores paraenses independentes.O proponente é Anderson Dias, produtor cultural paraense apaixonado por seu ofício. Seu projeto será executado na comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro da Cidade Velha, e na comunidade da Santíssima Trindade, no bairro da Campina.

“Nosso objetivo é promover exibições de obras audiovisuais de autores paraenses, contribuir na criação e no aprimoramento de obras audiovisuais. Além de fomentar a cultura local, por meio de encontros com as comunidades. Queremos valorizar a simplicidade que cada comunidade possui e evidenciar os elos culturais de cada bairro, para que elas se tornem viés de transformação social”, declara Anderson.

Um filme sobre Belém e para Belém

A artista Georgiane Abreu é mais uma paraense premiada pela LPG no Edital 009, que prevê a produção de filmes que serão disponibilizados nas redes sociais para o público. O seu webfilme intitulado  “Uma carta de Belém”, em formato de vídeocarta, retratará uma Belém futurística que foi arrasada após um evento climático que modificou a nossa cidade das mangueiras.  A artista conta que a produção é uma provocação feita às vésperas da COP-30. Ela questiona:  “Que cidade é essa que mostraremos ao mundo?”.

“Fico muito feliz pela aprovação do projeto e espero que o resultado sirva ao propósito que é nos fazer refletir sobre como cuidamos de nossa cidade. Eu acho interessante pensar que Belém esteja no centro das discussões, quando se pensa em Amazônia e clima. Eu acredito que esse seja o momento de aproveitar e nos colocarmos como agentes responsáveis pelas mudanças que queremos, e isso passa por escolhas que são políticas”, ressalta Georgiane.

Dados sobre as inscrições, disponibilizados pela Fadesp: 

Edital 05: Formação e Qualificação no Audiovisual, Apoio a Cineclubes, Festivais e Mostras: 51 projetos inscritos. 13 prêmios ofertados.16 projetos selecionados.
Edital 006: Múltiplas Linguagens: 657 projetos inscritos. 98 prêmios ofertados. 98 projetos selecionados.
Edital 007: Produção Audiovisual: 281 projetos inscritos. 54 prêmios ofertados. 54 projetos selecionados.
Edital 008: Apoio às Salas de Cinema: 15 projetos inscritos. 06 prêmios ofertados. 07 projetos selecionados. 
Edital 009: Premiação para Agentes Culturais – Webfilmes: 68 projetos inscritos. 40 prêmios ofertados. 12 projetos selecionados.
Edital 010: Mestres e Mestras: 74 projetos inscritos. 20 prêmios ofertados. 22 projetos selecionados.
Todos os projetos selecionados já estão disponíveis no site da Fumbel. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"