Obras serão finalizadas com recursos próprios da Prefeitura de Brumadinho
Fonte e foto: Portal da Cidade (com informações da Prefeitura Municipal de Brumadinho)
Na última quinta-feira (13/07) a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anunciou que vai fazer um investimento de R$ 2 milhões para conclusão da restauração da Matriz de Piedade do Paraopeba.
Há tempos da Matriz de Piedade tem sido palco de polêmicas quanto à conclusão da restauração.
Em maio deste ano os moradores de Piedade, a Prefeitura, Paróquia e a Mitra Diocesana realizaram um abraço simbólico na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, como forma de chamar atenção do Governo Federal para a conclusão da obra.
O anuncio foi feito após um encontro do o Prefeito Nenen da ASA e o pároco de Piedade, Pe. Gustavo Tadeu.
Datada de 1713, é uma das igrejas mais antigas de Minas Gerais e é considerada o maior símbolo histórico-cultural e religioso do Município, já tendo recebido aproximadamente 3 milhões de reais entre recursos do fundo municipal de patrimônio e outros captados pela Lei Rouanet.
A obra, que se encontra na segunda fase de restauração, já teve recuperada as fundações, o batistério, o coro da igreja, melhoria do piso, forro, telhado e recuperação das imagens, processo delicado e que ainda está em andamento.
Para a conclusão da obra o município aguardava liberação do projeto pelo Ministério da Cultura, que havia sido instinto no governo passado.
Com a decisão do Prefeito Nenen da Asa toda a comunidade espera que as obras sejam concluídas e a Igreja, cuja arquitetura remonta à origem da ocupação do distrito de Piedade do Paraopeba, no final do século XVII, seja devidamente preservada.
Não podemos esperar
“O próximo passo é abrir um processo de licitação para contratarmos uma empresa especializada que possa concluir a restauração. Esse é um compromisso com a Paróquia e com os moradores de Piedade, e essa obra, em breve, será finalizada, destacou.”
Nenen da Asa / Prefeito Municipal