A Voz do Brasil convida para construção do acervo de 90 anos
A Voz do Brasil, um dos programas de rádio mais antigos do mundo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) prepara ações para celebrar a data em 2025, entre elas um esforço para construção de um acervo do programa.
A ação tem como objetivo reunir documentos importantes que contem a história do programa para a realização de uma exposição comemorativa dos 90 anos de A Voz do Brasil, no próximo ano. Estão convidados a participar empregados e ex-empregados da empresa, bem como o público externo.
Jean Lima, presidente da EBC, afirmou que A Voz do Brasil é uma marca na vida da população brasileira, seja de quem mora nas capitais ou em áreas ribeirinhas da Amazônia. “É um orgulho para a EBC participar dessa história que alcança tantas pessoas. Agora, estamos nos preparando para celebrar os 90 anos do programa”, adiantou.
Aqueles que possuírem qualquer documento relevante, como fotos, transcrição de discursos, vídeos ou áudios em qualquer mídia, podem enviá-los para o e-mail voz90anos@ebc.com.br ou para o WhatsApp (61) 99656-7411. Se o material for físico, deve ser entregue na Gerência de Acervo de cada praça. Para cada envio/doação de material, será necessário assinar o Termo de Autorização de Uso de Direitos, disponível em voz.gov.br/90anos.
De acordo com a apresentadora de A Voz do Brasil, Mariana Jungmann, a ideia é contar com a ajuda dos funcionários das empresas públicas para levantar esse acervo. “A Voz do Brasil é o programa de rádio diário mais antigo do mundo. Sua história conta a história do Brasil nos últimos 90 anos. Queremos contar tudo isso em áudios, fotografias, documentos. E, como foi feita com amor e suor pelos funcionários das empresas públicas – Agência Nacional, EBN, Radiobrás, EBC – contamos com eles para levantar esse material”, explicou. Ela coordena o grupo de trabalho criado para elaborar o projeto de comemoração dos 90 anos de A Voz.